Você sabia que alguns alimentos que são seguros para nós humanos podem ser extremamente tóxicos para nossos amigos de quatro patas? Neste artigo, A Dra Isabela, médica veterinária da Petvi, vai nos explicar quais alimentos os pets não devem consumir de forma alguma e entender os riscos associados a eles.
Com essas informações, você poderá proteger a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação de maneira eficaz e segura.
-
Chocolate: O chocolate contém substâncias chamadas teobromina e cafeína, que são tóxicas para cães e gatos. O consumo pode levar a sintomas como vômitos, diarreia, agitação, aumento da frequência cardíaca e, em casos graves, até convulsões e problemas cardíacos.
-
Uvas e Passas: Essas frutas podem causar insuficiência renal aguda em cães e gatos, mesmo em pequenas quantidades. Os sintomas podem incluir vômitos, diarreia, letargia e diminuição da produção de urina.
-
Xilitol: Este adoçante artificial é frequentemente encontrado em produtos sem açúcar, como chicletes, doces e alimentos processados. Em cães, o xilitol pode levar à liberação excessiva de insulina, resultando em hipoglicemia grave e até danos hepáticos.